terça-feira, 31 de maio de 2011

Sinomar Naves terá o Galo inteiro no Parque

VENTO A FAVOR


Treinador vai poder contar com todo o elenco para a 1a. partida decisiva

A volta do zagueiro Guará à equipe do Independente para a partida de ida da decisão do returno do Paraense, contra o Cametá, é uma incógnita. Ontem, o técnico Sinomar Naves revelou, por telefone, que poderá até manter Marraquete no lugar do titular da posição, que cumpriu suspensão na vitória sobre o Remo. "Esse é um caso a ser pensado", disse o técnico. "O Marraquete foi muito bem no jogo passado e, de repente, posso até mantê-lo no grupo", prosseguiu. Sinomar admitiuu que ter dois zagueiros de qualidade à disposição "é uma dor de cabeça salutar". A definição da zaga, segundo o técnico, será dada ao longo da semana de preparação do time.
"Temos todos esses dias para avaliar bem o melhor para o time", comentou o comandante do Galo. Chegou a ser noticiado que o lateral-esquerdo Fábio Gaúcho e o volante Silva teriam recebido o terceiro cartão amarelo diante do Leão e que, portanto, desfalcariam o Galo diante do Mapará. Mas tanto o treinador Sinomar como o diretor do clube, Jorge Costa, negaram as suspensões dos atletas. "Estão todos em condições de jogo. Posso assegurar isso", afirmou Sinomar. "Não há problema algum de suspensão", ratificou o dirigente.

Nem mesmo o caso do volante Evandro Pará, que deixou o gramado domingo sentindo o joelho, causa preocupação no Galo. Sinomar informou que o atleta sofreu a lesão no jogo de ida com o Remo, em Belém, e voltou a sentir no final de semana. Ontem o atleta esteve em uma clínica de Tucuruí, onde foi submetido a um exame de ultra-sonografia, que será avaliado pelo médico do clube. De antemão, porém, o treinador adiantou que Evandro não deverá ser dúvida para o confronto em Cametá. "Tenho convicção de que o atleta estará em condições até o dia do jogo", declarou.

Tucuruí assiste, de camarote, a festa do Independe



A festa da torcida, jogadores, comissão técnica e diretoria do Independente, após os 90 minutos da vitoria contra o Remo no domingo, que garantiu o time na final do returno, estendeu-se pelas ruas de Tucuruí. O hino do clube foi exaltado já na porta do Navegantão e, por volta das 19h, os heróis se reuniram em um restaurante no centro da cidade, para comemorar.

Detalhe: o Independente é um dos credenciados a obter o título do Parazão. Por se tratar de um time do interior, o fato seria inédito. “Acho que tá mais do que na hora de um time de fora de Belém ser campeão”, disse Deley Santos, presidente do clube. “Aqui (no Independente) não fazemos loucuras. Nossa folha de pagamento é enxuta e pagamos em dia”, ressaltou.

Ontem, o dia foi de descanso para os jogadores curtirem o dia de folga com seus familiares. Mas, a partir de hoje (31), os trabalhos já serão iniciados, visando o “Clássico do Tocantins”, contra o Cametá. Rivais de longa data - em termos locais, já que os atuais times foram agregados nas cidades a pouco tempo -, Independente e Cametá irão protagonizar um duelo de 180 minutos que definirá um finalista do Parazão 2011, que enfrentará o Paysandu. “Se continuarmos assim, poderemos conseguir o titulo”, afirmou o treinador Sinomar Naves. (Diário do Pará)

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Leão eletrocutado! Galo vai à final do returno do Parazão

Com uma das maiores contratações mais caras do Parazão, um dos técnicos mais campeões do futebol paraense e a vantagem de jogar pelo empate, o Remo perdeu por 2 x 0 para o Independente e não vai disputar o título do segundo turno do campeonato. Com isso, os azulinos ainda correm um grande risco de ficar sem vaga na quarta divisão do futebol brasileiro. Do outro lado do campo, o Galo Elétrico conseguiu a vaga e vai disputar o título com o Cametá. Interior na final!
Saiba como foi a partida lance a lance!
O Independente, que chegou a passar por uma fase difícil ainda no primeiro turno, quando perdeu seu principal artilheiro, Ró, para o próprio Remo, manteve o trabalho de Sinomar Naves e entra para história do futebol paraense como integrante da terceira final - desde a adoção do atual modelo de disputa do Parazão - que dois times do interior do Estado fazem uma final de turno. Os últimos foram Castanhal x Ananindeua em 2006 e Águia x Ananindeua em 2008.

1º tempo - O Remo tentou manter a posse de bola logo no início do jogo, mas foi o Independente que conseguiu assustar primeiro. Aos 3 minutos, em uma jogada iniciada pelos pés de Gian, Adenísio deixou para Marcelo Peabiru chutar dentro da área. A bola rebateu na zaga azulina e voltou para Marçal mandar por cima do gol de Lopes.

Sem organização e com baixo desempenho de Ratinho, o Remo não conseguiu armar jogadas no ataque e o Independente, com Gian e Marçal, levava perigo à defensiva azulina. Aos 12 minutos, o Remo tentou criar com Rodrigo Dantas, que chegou à linha de fundo e rolou para trás. Ninguém do Leão chegou para o chute e o Independente saiu em contra ataque. Já aos 14 minutos, após cobrança de falta, Gian tabelou com Marçal e jogou na área para Evandro Pará cabecear no canto de Lopes. 1 x 0 Independente!

No minuto seguinte, o Remo saiu em busca da resposta. Ratinho recebeu na intermediária e deixou para Mael, que avançou com a redonda e bateu da entrada da área para a boa defesa de Dida.

O Remo se lançou ao ataque, enquanto que o Independente passou a apostar no rápido raciocínio de Gian para fazer lançamentos ao veloz Joãozinho. Aos 23 minutos, o Independente quase chega ao segundo gol assim. Gian recebeu e, de primeira, lançou Joãozinho. Antes de entrar na área, o camisa 11 foi derrubado por San. Gian foi para a cobrança e bateu com muito perigo ao gol de Lopes.

Aos 24 minutos, sem criação, o Leão tentou o gol com uma arma pouco utilizada neste segundo turno: Marlon. O camisa 6 pegou o rebote da zaga tricolor, ajeitou para a esquerda e mandou uma pancada para a bela defesa de Dida. Já aos 35 minutos, o camisa 1 do Independente apareceu mais uma vez no chute de Moisés, que bateu forte de dentro da área. Dida espalmou para escanteio.

A grande chance remista veio mesmo aos 41 minutos, quando Ratinho lançou Rodrigo Dantas na entrada da área. O camisa 9 deixou para Jaílton Paraíba sozinho na área. A defesa do Independente parou para pedir impedimento e Paraíba tentou encobrir Dida com um toque de cabeça. O goleiro defendeu e o juiz mandou seguir o lance. Não havia impedimento!

Na sequência do lance, o Independente saiu em velocidade com Lima. Ele deixou para Marçal, que lançou Joãozinho. O camisa 11 chutou a gol, Lopes rebateu e a bola voltou para Marçal, que dominou dentro da área, deixou Lopes e Diego Barros no chão e chutou de esquerda para fazer o segundo do Galo Elétrico.

2º tempo - No intervalo de jogo, o Remo voltou com mudanças para o segundo tempo. Thiaguinho entrou no lugar de Ratinho para melhorar a criação. O camisa 16 ainda tentou trabalhar em campo, com ênfase pela direita na tabela com Rafael Granja. Aos 13 minutos, Givanildo colcou Elsinho no lugar Rafael Morisco para apoiar o lado direito do Remo e... sete minutos depois, Elsinho foi expulso por receber o segundo cartão amarelo.

Com um a mais e o jogo sob controle, Sinomar Naves colocou o zagueiro Moisés no lugar do atacante Marcelo Peabiru para garantir o resultado. Aos 23 minutos, após um erro de Ádson, o Remo tentou o gol com Thiaguinho, que recebeu o passe de Paraíba e tentou encobrir Dida, mas o goleiro do Galo defendeu.

Aos 22 minutos um torcedor do Remo invadiu o campo e tentou protestar contra o time, mas foi contido por policiais militares. Três minutos depois, Ádson foi substituído por Edílson Belém, no Independente, e Givanildo trocou Rodrigo Dantas por Finazzi, no Remo. As mudanças deixaram o jogo mais aberto... para o Independente! Embalados pela torcida, que gritava 'olé' a cada passe acertado, o Galo tocava a bola e quase chegou ao terceiro gol com Joãozinho, aos 32 minutos. O camisa 11 pegou o rebote de Lopes dentro da área e tentou encobrir o goleiro azulino. A bola bateu no travessão e Lopes desviou para a lateral.

O Independente manteve a marcação no campo de jogo para segurar o Remo já sem motivação. Aos 41 minutos, aconteceu o último lance de perigo do Leão, pelo pé esquerdo de Marlon, que puxou para o meio e chutou no canto de Dida, que saltou para espalmar para escanteio.

Aos 45 minutos, Finazzi, que fazia seu último jogo com a camisa do Remo, acertou um adversário fora do lance de jogo e foi expulso de campo. A torcida vibrou e começou a cantar 'É campeão, é campeão'. Três minutos depois, o árbitro Clauber José Miranda apitou o final da partida.

O Independente volta a campo no domingo (5) quando enfrenta o Cametá no Parque do Bacurau. A volta será no domingo (12) no Navegantão, em Tucuruí. Para o Remo, basta esperar um convite da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) se houver desistência de algum time da região norte classificado para a Série D do campeonato brasileiro.

Ficha do jogo (Independente 2 x 0 Remo)
Independente - Dida; Lima, Ádson (Edílson Belém), Marraquete e Fábio; Adenísio, Evandro Pará (Silva), Marçal e Gian; Joãozinho e Marcelo Peabiru (Moisés). Técnico: Sinomar Naves.

Remo - Lopes; Rafael Granja, Diego Barros, Rafael Morisco (Elsinho) e Marlon; San, Mael, Moisés e Ratinho (Thiaguinho); Jaílton Paraíba e Rodrigo Dantas (Finazzi). Técnico: Givanildo Oliveira.

Gols: Evandro Pará (14'/1ºT) e Marçal (42'/1ºT)

Cartões amarelos: Evandro Pará, Fábio, Marcelo Peabiru, Silva e Moisés (Independente); San (Remo)
Cartões vermelhos: Elsinho e Finazzi (Remo)

Local: Navegantão (Tucuruí)
Hora: 16h
Árbitro: Clauber José Miranda

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Galo elétrico transpira confiança para domingo

O Independente, conhecido como Galo Elétrico de Tucuruí, segue na preparação para o embate contra o Remo, no próximo domingo, no Estádio Navegantão. O excesso de gols perdidos no Baenão, se depender dos treinamentos ministrados pelo treinador Sinomar Naves, não voltarão a acontecer na partida de volta da semifinal do returno, até porque a equipe precisa vencer para chegar à final. “Isso (gols perdidos) não pode mais acontecer. No futebol, quem não faz leva”, disse o volante Adenísio.
As finalizações estão sendo tratadas com prioridade nos coletivos e o quarteto ofensivo formado por Marçal, Gian, Joãozinho e Marcelo Peabirú promete estar “tinindo” na partida, que poderá definir o futuro do Independente no restante do ano - inclusive uma eventual vaga para a Série D. “Não tem nem mais o que falar (sobre a partida passada). Perdemos muitos gols e também a vantagem do empate, mas estamos trabalhando forte para reverter isso”, disse o meia Marçal, um dos destaques da equipe no Parazão.
Tirando o zagueiro Guará e o atacante Wegno, que estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo, os demais atletas do elenco estarão em condições de jogo. “Confio no meu grupo e sei que temos totais condições de conseguirmos a vitória”, acredita o treinador Sinomar Naves. A única dúvida na equipe titular é na zaga: Marraqueti e Edilson disputam a vaga de Guará. A diretoria já disponibilizou os ingressos para serem vendidos a preços promocionais (R$ 10 inteira e R$ 5 a meia) e a expectativa é de casa cheia no Navegantão, que, a julgar pela empolgação da cidade de Tucuruí, terá predominância de torcedores do Independente.
EM NÚMEROS
10 reais. Trata-se do valor do ingresso para o jogo contra o Leão.
1 a 0 Seria um placar suficiente para pôr o time de Tucuruí na final do returno.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

No Galo, por enquanto, só notícia boa!

A torcida sempre está presente em todos os jogos do Galo Elétrico


No Independente, que pega o Remo, domingo, o técnico Sinomar Naves contará com todo o plantel à disposição. E ainda terá os retornos do volante Evandro Pará e do atacante Marcelo Peaberú.
A única dúvida do treinador é no ataque: Joãozinho, Wegno e Peaberú disputam duas vagas no time titular. A provável equipe será: Dida; Lima, Alísson, Guará e Fábio Gaúcho; Adeílson, Evandro Pará, Marçal e Gian; Joãozinho e Marcelo Peaberú (Wegno).
Parte da torcida do galo Elétrico está locando algumas vans para ir à Belém ajudar o time na partida de domingo, e já afirmam que na segunda partida vão lotar o estádio Navegantão para ajudar o time a ir para a final do seundo turno.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Treinador afirma que vantagem de resultados iguais é preponderante

O jogo de domingo, valendo pelas semifinais do returno do Paraense, marcará o reencontro dos técnicos do Independente, Sinomar Naves, e do Remo, Givanildo Oliveira, que pela segunda vez estarão à beira do gramado dirigindo suas equipes em uma mesma partida. Ontem, Naves informou que enfrentou o novo comandante do Leão na época em que dirigia o Pedreira, do Mosqueiro, e Giva estava no Paysandu. O treinador do Galo disse não recordar o ano e, muito menos o resultado do confronto. Mas, nem sempre os treinadores estiveram em lados opostos, conforme recordou Sinomar. "Em 2008 trabalhamos juntos no Paysandu", contou.

Na época em que estiveram na Curuzu, Sinomar trabalhava como gerente do clube e Givanildo era o treinador. "Foi uma convivência bastante tranquila e proveitosa para mim", afirmou Sinomar, rasgando elogios ao substituto de Comelli, no Remo. "O Givanildo é de uma competência incontestável", declarou Sinomar. "Ele é um dos grandes treinadores do nosso futebol e, acima de tudo, um profissional sério e um homem de muito caráter", prosseguiu. O comandante do Galo, no entanto, espera que desta vez, o conhecimento do treinador pernambucano não prevaleça e, assim, o Independente possa carimbar sua passagem à fase final da Taça Estado do Pará.

Com relação a vantagem de fazer o segundo jogo em casa, dia 29, o treinador do Galo afirmou: "Acho que a vantagem tem mais importância em função de jogarmos por dois resultados iguais". Sobre a pressão que o Galo deverá enfrentar no confronto de ida no Baenão, Sinomar foi enfático. "Já mostramos que temos um time formado por jogadores experientes, capazes de suportar esse tipo de situação, tanto dentro como fora de casa", avaliou.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Diretoria lamenta presença de pequeno público no jogo contra o Remo, mas planeja mudanças

O jogo de volta entre Independente e Remo, dia 29, em Tucuruí, valendo pelas semifinais do returno do Paraense, terá ingresso a preço popular. Foi o que anunciou, ontem, o presidente do Galo, Deley Santos. O dirigente estuda o valor a ser cobrado pela entrada, mas segundo ele, há possibilidade de o bilhete de arquibancada ser vendido por R$ 5. O objetivo, conforme justificou Deley, é levar um público maior ao Navegantão que o registrado no jogo entre as duas equipes, no último domingo, pela fase classificatória da Taça Estado do Pará. O presidente -, assim como todo o restante da diretoria - não ficou nada satisfeito com o público de pouco mais de 1.700 torcedores presentes no jogo passado.

"Nossa expectativa era de um público bem superior, levando em conta a importância do jogo", declarou Deley. Ele atribuiu o público diminuto a concorrência de outros eventos em Tucuruí e também a transmissão, pela televisão, da decisão do Campeonato Paulista entre Corinthians e Santos. Deley informou que pelo menos uns quatro bares da cidade estavam transmitindo o jogo entre Independente e Remo pela televisão, atraindo um bom número de torcedores, que poderiam ter ido ao Navegantão. "Esses torcedores preferem gastar o dinheiro da entrada nesses bares, tomando a cerveja e, ao mesmo tempo, assistindo ao jogo", comentou.

Deley ressaltou que mesmo com o Galo perdendo dinheiro, com a entrada sendo cobrada ao que ele chamou de "preço promocional", o clube poderá recuperar o valor mais lá na frente. "O interesse principal no momento é levar o Independente à final do returno", disse. "Garantindo vaga na decisão, com toda a certeza, podemos cobrir um eventual prejuízo que o clube venha a ter no segundo jogo com o Remo", complementou. A direção do Galo, ainda segundo o dirigente, pretende, independente do valor do ingresso, deslanchar uma campanha publicitária para motivar o torcedor a comparecer ao Navegantão.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Independente vence o Remo por 2 a 1



Remo e Independente realizaram na tarde de ontem (15), no estádio Navegantão, um jogo que poderia se resumir apenas aos 45 minutos finais. No encontro, válido pela sétima rodada do campeonato, só saíram gols no segundo tempo e quem teve mais eficiência foi o Independente, que venceu de virada por 2 x 1.

O resultado garantiu o Galo Elétrico no primeiro lugar no segundo turno e o Remo teve que se contentar em classificar como quarto colocado. Os times voltam a se encontrar nas semifinais da Taça Estado do Pará no próximo domingo (22), com um detalhe: a vantagem do empate é da equipe do interior.

O plano do técnico Sinomar Naves, do Independente, deu certo. Com a vitória em cima do Clube do Remo e a derrota do São Raimundo para o Paysandu, o time de Tucuruí conseguiu terminar na ponta da tabela e terá a vantagem nas semifinais da Taça Estado do Pará. O Galo será finalista, caso iguale o placar nas duas semifinais. E, além do mais, disputará o segundo jogo em casa. Naves adiantou, durante toda a semana, que conquistar essa vantagem era fundamental.

Foi tanta determinação nessa busca que o goleiro Dida, inclusive responsável por grandes defesas na partida, revelou que a ‘puxada de orelha’ do treinador nos vestiários do intervalo, ajudou a equipe a ficar com os três pontos. “No primeiro tempo não estávamos tão bem, mas no intervalo o professor Sinomar Naves, conversou com a gente. Depois, voltamos melhores e mais confiantes”, contou o goleiro. Depois de fazer o resultado, o treinador fez o time administrar a vitória, tirando um atacante (Wegno) e colocou um zagueiro (Marreketi).

Agora o time vai confiante para, dessa vez, chegar à final -no primeiro turno, o Galo Elétrico parou nas semifinais sendo derrotado para o Paysandu.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Independente já é de Tucuruí

Agora é oficial, o Independente Atlético Clube agora será o Independente Tucuruí Clube. A notícia foi dada pelo presidente Deley Santos após a confirmação da compra do clube de Belém.

Deley já havia feito proposta para o detentor do clube, Fabiano Bastos, desde o ano passado, mas faltava apenas o aval da dirtoria em Belém.

Com a transferência dos direitos federativos do clube para Tucuruí, o Galo Elétrico passa a ser o primeiro time a representar a Terra da Energia em um Campeonato Paraense já em 2012 – desde 2009, quando o Galo Elétrico sagrou-se campeão da 2º divisão do Paraense, o clube estava arrendado para a diretoria de Tucuruí.

O nome do clube ainda deverá passar pela homologação da torcida após o término do contrato de aluguel que vigora até o final de junho, coincidindo com o final do Campeonato Paraense 2011.

A corrida agora é para capitalizar o clube e a diretoria já pensa em abrir o capital do Independente para a associação das grandes empresas da cidade e da região. A intenção é obter investimento de cerca de 180 sócios neste primeiro momento. Cada sócio investidor terá direitos de acordo com as cotas compradas e o clube elegerá diretoria, conselheiros e sócios somente em julho. “Não havia mais sentido o Independente ser de Belém, já que a torcida aqui ama o time”.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Sinomar diz que o Independente 'não vai relaxar'



Embora já esteja garantido nas semifinais do returno, com duas rodadas de antecedência, o Independente não vai relaxar nas duas próximas rodadas da Taça Estado do Pará. A garantia foi dada, ontem à tarde, pelo técnico Sinomar Naves, que promete buscar os seis pontos nos jogos contra o São Raimundo, domingo (8) em Santarém, e Remo. De acordo com o treinador do Galo, o objetivo do time é seguir na liderança até o final da fase classificatória. 'Não vamos relaxar, até porque a primeira colocação nos traz benefícios', argumentou Naves, referindo-se à vantagem de decidir em casa a vaga à final do returno.

Não bastasse a vantagem de fazer o segundo jogo das semifinais em Tucuruí - benefício estendido ao segundo colocado da fase -, Sinomar salientou que o maior número de pontos possível poderá ajudar o Galo a garantir uma vaga na Série D do Brasileiro. 'Sabemos que a diferença para o Remo, na contagem geral dos pontos é grande (28 a 22), mas vamos buscar essa vaga', comentou. Ainda que não consiga chegar à Série D dentro de campo, o presidente do Galo, Deley Santos, já informou que o clube enviou documento à CBF pedindo prioridade, caso alguma equipe da região desista de disputar o Nacional.

Falando sobre a campanha do Independente na Taça Estado do Pará, onde é líder, com 12 pontos (mesmo número do Cametá, que leva desvantagem no saldo de gols - 7 a 3), Sinomar Naves mostrou-se descontente com os comentários de parte da imprensa, que, segundo ele, tem desvalorizado a performance do clubes emergentes na competição. 'Dizem que o sucesso dos times chamados menores se deve à fase ruim dos grandes da capital', disse. 'Francamente, essa é uma fórma de menosprezar o trabalho sério que os emergentes estão fazendo na temporada', criticou.

Com relação ao jogo de domingo, contra o São Raimundo, o treinador espera encontrar um adversário bastante difícil, já que a equipe comandada pelo técnico Charles Guerreiro ainda tenta garantir sua classificação às semifinais, embora esteja hoje no G-4. 'Fora isso, o adversário ainda tem a vantagem de jogar em sua casa, contando com o apoio de seus torcedores', observou. O fato de não poder contar com três titulares, no caso, o lateral direito Lima e os atacantes Joãozinho e Marcelo Peaberu não preocupam tanto o treinador.

'O time está bem e quem entrar, tenho certeza, de que substitutirá à altura aqueles que não podem jogar', disse. Para o lugar de Lima a primeira opção do técnico é Neto, enquanto Whégno deve entrar no posto de Joãozinho. Já Cafu e Curimatã disputam o posto de Peaberu. A definição, segundo Sinomar, será conhecida nos treinos da semana.

Independente Tucuruí abate Tuna e se classifica para as Semi-finais




O Independente chegou aos 12 pontos garantiu passaporte para a semifinal do segundo turno do Parazão, ontem (30) ao abater a Tuna Luso por 2 a 0.

Em um jogo em que prevaleceu a marcação, dois rápidos contra-ataque asseguraram o placar a favor do time de Tucuruí. Sem grandes chances no primeiro tempo, o Independente que foi pressionado todo o primeiro tempo pelos atacantes da Águia do Sousa, mudaram de postura para a etapa final e adiantaram a marcação encurralando o time visitante.

O Independente passou a atacar também pelo meio e não só pelas laterais, como aconteceu na primeira etapa da partida.

O primeiro gol só saiu os 14 minutos, Adriano não conseguiu impedir que Joãozinho, sozinho dentro da área, de cabeça, completasse o cruzamento de Marçal e colocasse a redonda dentro do gol tunante.

Aos 31 minutos, a explosão da torcida quando Wegno, que tinha entrado no lugar de Peabiru, mostrou como se faz e aproveitou a furada de Hugo Deleón para colocar a redonda dentro do gol de Adriano.

A Tuna ainda teve Bruno Oliveira expulso e já começa a pensar na luta para não cair de volta para a fase de acesso.